24 de nov. de 2008

Descanse em Paz Guerreiro

Geninho do Pacto Sul...mano firmeza, guerreiro de várias idéias...descanse em um bom lugar.

6 de nov. de 2008

Expectativas, cumpridas ou frustradas?


Enquanto escrevo esse texto, já ocorre nos EUA a apuração dos votos da recente eleição para o presidente do maior potência mundial. Há segundo as pesquisas uma grande vantagem de Barack Obama, gerando matérias e reportagens que dizem ser essa, a possibilidade de pela primeira vez na história, um negro ser eleito para esse cargo.
Vejamos alguns pontos da política americana que não pode ser deixado de lado, nos últimos tempos George W. Bush conseguiu ser a figura mais odiada da terra, gerando protestos em qualquer parte do planeta que fosse, com sua política agressiva de guerrear e invadir países, em nome de uma dita democracia (entenda-se eu mando e vocês obedecem) se afundou no Iraque enfrentando uma resistência que não se curva aos interesses do Tio Sam. Com todas essas marcas era necessário ao imperialismo yankee tentar mostrar uma nova cara, desde o início da campanha dos democratas a possibilidade era entre um negro e uma mulher, qualquer dos escolhidos seria uma opção que traria consigo uma cara de mudança, já que representam e capitalizam sentimentos das classes mais exploradas pelo capitalismo.
Mais parando pra analisar, pensei, que só o fato de Obama ter toda essa vantagem, com uma campanha gigantesca, horário de TV, e sem maiores problemas até o momento, mostra que tem o apoio de setores importantes da burguesia americana, acredito que se realmente ele representasse as mudanças que esperam os jovens, negros e todos os setores oprimidos que o olham com simpatia, já teríamos visto cenas e reportagens bem diferentes das que vimos nesse período. Durante a campanha Obama se esquivou sempre que possível da questão racial, assunto que em seu país pela história do negro e os conflitos que existiram tem uma grande relevância, a meu ver a cor da pele não é o fato importante para ser uma opção, o que se precisa é dizer para qual setor social será dirigido o seu governo. Para os negros, pobres, oprimidos ou para a grande e gananciosa burguesia americana que está em crise e aumentará seus ataques ao povo?
São só algumas questões que passam pela minha cabeça ao ver tanta especulação em cima da campanha em todos os lugares que foram mostrados, desde o Quênia até o Japão, faz-se um alarde sobre a possibilidade de um negro assumir a presidência, mais o próprio Obama já disse que se considera “pós-racial”...
Aguardemos os acontecimentos para saber se as expectativas serão cumpridas ou novamente frustradas.

SJ