26 de mai. de 2008

Evolução é uma coisa !



Éssa é de miliano....
Athaliba e a firma- Política
Quando saiu essa musica, ela era muito tocada, no prog."Projeto Rap Brasil" de "Armando Martins" na rádio " Metropolitana".
Nessa epoca, fazia muito sucesso, grupos como Racionais, Thaide e Dj hum, DMN, Rap Sansation, Sampa crew ( não mate a mata ), entre outros.
Quando a Rota entrou na rádio e boicotou a musica do Conciencia Humana ( tá na hora ), mil fitas aconteceram, nesta epoca .
O Rap ainda era muito visto como musica de ladrão.
O Rap hoje, ele é mais visto como, um ritmo mais popular. Para todos, que por um lado é bom. Por outro lado, muitos grupos está mais, sem responsabilidade, sem compromisso com as letras. Está simple, é só escolher uma base, e fazer meia duzia de rimas, pronto, táca nas ruas que os muleques irão assimilar. E não é bem isso...
Estive conversando, pouco tempo com o Elli ( D.M.N ), e ele me falou que ninguem pode parar a evolução. Nisso eu concordo. Más pode evoluir, más com compromisso de levar as coisas a sério, e ter responsabilidade no que escreve.
Hoje, se falam mais em maconha, do que em estudo.
A mulecada vai assimilar como ?
Essa evolução está levando muito grupo, a fazer uma coisa mais americanisada, não falo das bases, das levadas, expressão corporal, más sim, em estilo de letra escritas.
Mano Brown disse no prog. Roda Viva na cultura, que a " diferença dos americano a dos brasileiros, é que lá eles vendem fantasia, aqui você é cobrado na rua".
Fabio Rogério no prog. "Espaço Rap", disse essa semana, que "o Rap é a voz do povo da periferia", então vamos ver as necessidades, e os apelos, pois o nosso povo, não só precisa de oportunidade como disse o GOG no Provocações ( TV Cultura ), más também de incentivo a cultura.
Tácam o funk, as novelas, as igrejas, a cachaça, e o futebol, e os anestesiam das dores que o mundo provoca.
Principalmente quando mexe no bolso, pois de dia reclamam, a noite, tem novela, e depois, futebol, nisso o mundo está uma beleza.
Quando escutei o som do "Trilha Sonora do gueto", aquela que eles falam da igreja, curti pra caramba, nisso o Cascão deu uma letra muito louca que é " se o rap não dizer que vai dizer ?". Pois ainda estamos carente, de grupos que metem as caras, sem medo de serem sensurados, como foi com Facção Central, nesse clipe, "isso aquí é uma guerra" .



É, o negocio está ficando cada vez mais complicado, pois se tentarmos agradar, o publico por inteiro, teremos que cantar, "Créu " em versão hip hop, já imaginou ?
A periferia está dominada por esse estilo, que pouca passa alguma coisa construtiva, pra mente da pivetada.



D.M.N a formulaoriginalmental, na epoca em que o Xis, e o Elli Effi, estavam no grupo. Todo respeito a esses veteranos que ainda dominam o cenário, com suas letras super bem politizadas, e bem escritas !

Um comentário:

Anônimo disse...

Cara, mais uma vez, paguei maior pau...esse vídeo do Athaliba e a Firma me trouxe boas lembranças de 95.
Mais uma vez, parabéns ! Na época eu era apenas um adolescente de 17 anos aprendendo sobre o mundo através das letras de Rap e do Punk, e nas aulas de História, Geografia e Sociologia na escola pública em que eu estudava em São josé. Hoje sou um professor de Sociologia (me considero um aluno do Rap também, pois me ensinou muito, tanta quanto a faculdade)desempregado, devido a este governo idiota que retirou a Sociologia, e diminuiu drasticamente as aulas de filosofia nas escolas.

abraços e lembrando um lema, que nunca me esqueço:
"Humildade & Coragem são nossas armas prá lutar ! E a fé em Deus, de que tudo isso vai mudar." (Thaíde e DJ Hum)