27 de mar. de 2010

Quem é truculento e violento?





Indo para a quarta semana de greve os professores da rede publica de São Paulo se mantêm firmes e fortes contra Serra e Paulo Renato que ignoram totalmente o movimento e não negocia de jeito nenhum.
Muito além da reinvindicação salarial, a luta é por respeito e dignidade, uma vez que o governo aprovou diversas leis que mudam o carater de contratação com provas excludentes, cria prova para dar aumento somente a 20% da categoria, deixando os outros 80% a ver navios. Criando os mais diversos artificios para dividir a categoria, se valendo da antiga maxima "dividir para reinar".
A luta é por melhores condições de trabalho, já que diferente das propagandas cinematograficas da TV, não temos dois professores por sala, escolas com laboratorio de informatica aberto aos fins de semana. O que temos é salas superlotadas com mais de 50 alunos, onde numa aula de 45min. você não consegue dedicar sequer um minuto pra cada, temos escolas sem a minima estrutura fisica e material para um bom trabalho. Sem contar o nosso ticket refeição que a 10 anos é de r$4,00 reias, o famoso vale-coxinha.


Isso não passa na TV, é uma realidade encoberta e mantida por esse governo autoritário que ontem(26/03) reprimiu violentamente a passeata que se dirigia ao Palacio dos Bandeirantes, na zona sul de São Paulo. O resultado foi mais de 20 professores feridos, depois da dura repressão com gás de pimenta,balas de borracha,cassetetes,gas lacrimogenio.
A cena era de desespero, professores sendo carregados com ferimentos na cabeça, com a perna estourada por dois tiros de borracha, estudantes com os rostos cobertos pra se proteger do gas.

A nota da Secretaria de Educação dizia "lamentar a truculencia e a violência dos Sindicalistas", truculento é esse governo que não negocia e violento é mandar a PM reprimir educadores e educadoras que estavam exercendo seu direito de reinvindicar melhorias e dignidade em suas vidas profissionais.

SJ - Professor de Filosofia da Rede publica de São Paulo

Nenhum comentário: