21 de mai. de 2008

Tem que se levar a sério

"A taxa de desemprego verificada entre os jovens de 15 a 24 anos no Brasil equivale a 3,5 vezes a dos adultos, segundo estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). De acordo com o relatório, o desemprego dos jovens no país não apenas cresceu ao longo dos últimos 15 anos como ainda subiu em ritmo maior que o da taxa entre trabalhadores mais velhos."

(Folha de São Paulo)
Hoje logo cedo, saio eu para mais um dia de estudo e pego aquele jornalzinho do metrô e me deparo com essa manchete, também presente em outros jornais.
Parei pra pensar um pouco quando ocorre algum crime praticado por um menor, logo se fala em redução da maioridade penal, se fala em punições mais severas e essas coisas que a elite é louca pra implantar.
O dado é que nos últimos 15 anos aumentou o número de jovens desempregados, ou seja, a 15 anos não se cria meios de empregar a juventude que a cada ano deixa as escolas, pelo menos os que estudam. O que se tem algumas vezes são cursos patrocinados por empresários para ensinar o jovem a se comportar numa empresa, se vestir, falar, molda o jovem para entrar em algumas de suas empresas e colocam-no para trabalhar como um funcionário normal e o pagam como estagiário.
Não são admitidos porque não tem experiência e por estereótipos de que o jovem é rebelde, essas coisas....
O que vejo é que do jeito que a coisa vai, as perspectivas de melhora não são visíveis, nas escolas se tem um alto nível de desinteresse gerado pelo próprio sistema de ensino que aprova sem que o aluno saiba, não se tem escolas com bibliotecas e laboratórios que auxiliem no aprendizado. O jovem não se vê valorizado e se vê perdido nessa sociedade excludente, o que sobra nas escolas é um alto índice no uso do álcool, de drogas das mais variadas, a escola que deveria educar perdeu, pelo menos para a maioria dos jovens, esse significado. Virando somente um ponto de encontro de amigos.
Resumindo enquanto não se investir em educação, enquanto não se criar meios de empregar e valorizar a juventude, continuaremos perdendo jovens com futuros promissores e inteligentes para as drogas, o tráfico, o crime, as igrejas, o funk,etc,etc,etc...

SJ

Nenhum comentário: